II FESTIVAL DE APARTAMENTO "SECHIISLAND" - 09/02/2008

(Postagem originalmente publicada no blog do Grupo Performático AcompanhiA, atualmente extinto)


A realização do I Festival de Apartamento "Sechiisland", em Julho de 2007, repercutiu de maneira positiva na rede de Arte Postal, na qual a Ilha Sechi sempre esteve inserida, inspirando novos objetivos para o Grupo AcompanhiA. O interesse das artistas plásticas Viviandran, de Santiago/Chile, e Valeria Cotaimich, de Cordova/Argentina, em conhecer esse espaço alternativo e realizar seu primeiro trabalho em conjunto, a performance Dion & Siacas, acabou por gerar as circunstâncias que favoreceram a idéia de um segundo festival, dessa vez ainda mais similar ao conceito de Apartment Festival original dos neoistas nos anos 80.
Assim, o II Festival de Apartamento "Sechiisland", realizado no dia 9 de Fevereiro de 2008, atraiu o interesse de vários artistas e contou com a realização de seis performances de características bastante distintas. Porém o principal avanço obtido foi a concreta internacionalização do festival, não apenas pela presença de participantes do Chile e da Argentina, mas sim pelo objetivo estabelecido de realizar os próximos festivais em cidades como Santiago, Cordova ou mesmo em Montevidéo, Uruguai (onde é possível contar com a colaboração do artista plástico Clemente Padín) tornando o Festival de Apartamento um evento latino-americano, tanto quanto o Apartment Festival era um evento europeu.

FORMULÁRIO CONTÍNUO 
Grupo AcompanhiA (José Roberto Sechi, Rodrigo Emanoel Fernandes, Ludmila Castanheira)

A abertura do evento ficou sob responsabilidade de seus organizadores, o Grupo Performático AcompanhiA, com a performance Formulário Contínuo, que marca a estréia da atriz Ludmila Castanheira nas fileiras do grupo, criando uma dança a partir dos sons que Rodrigo Emanoel Fernandes extrai de uma velha máquina de escrever. Simultaneamente, José Roberto Sechi acompanha os movimentos colando pequenas letras fluorescentes no corpo da dançarina. Por fim, o apagar das luzes permite a visão de um conjunto de letras dançando na escuridão e encerrando a performance, único elemento que o vídeo filmado por João Paulo Miranda Maria não pôde registrar:






DION & SIACAS 
Viviandran & Valeria Cotaimich

A performance Dion & Siacas foi planejada para encerrar o evento. Durante uma hora as performers Viviandran e Valeria Cotaimich seduziram o público presente com sua combinação de didática, humor e erotismo. A estrutura básica da performance era uma palestra ministrada por Valeria e constantemente subvertida por intervenções provocativamente eróticas de Viviandran. No decorrer de sua fala sobre arte, cultura brasileira, performances do cotidiano e erotismo, Valeria paulatinamente se transfigura num orixá, enquanto Viviandran prepara oferendas para os presentes: frutas, leite condensado, caipirinhas. O ritual prossegue até a intervenção de Sechi recitando seu poema Moça de Moçambique.
Como um bricolage performático, o trabalho sobrepunha inúmeros elementos tanto físicos quanto conceituais, cada pequeno detalhe da viagem das performers pelo Brasil tornou-se parte da palestra e das ações, inclusive conversas cotidianas, amigos, visitas, amores, seguindo o princípio de tornar a vida cotidiana em si uma forma de expressão artística.
Infelizmente um trabalho dessa natureza não se presta a ser registrado e muito menos reproduzido. O vídeo a seguir é uma montagem de alguns fragmentos da performance, de caráter meramente ilustrativo:














INVOCAÇÃO DE VÊNUS ATACADA DE LEPRA 
Thiago Buoro

O poeta co-fundador do Grupo AcompanhiA, Thiago Buoro retorna com uma performance solo que pode ser assistida integralmente no vídeo abaixo. Após esse trabalho, o poeta voltou a atuar ativamente no AcompanhiA.





OFERENDA A OGUM 
Letícia Tonon

A atual diretora de cultura do município de Santa Gertrudes/SP, Letícia Tonon, Um pequeno ritual performático inspirado no candomblé e na cultura negra brasileira.



PALHAÇO SEM CIRCO 
Ieda Genizalli

Primeira experiência da artista plástica Ieda Genizalli com a linguagem da performance art.



BEIJOS MALDITOS
 Sandra Bretas

Recital performático realizado pela professora de Educação Física Sandra Bretas.


Nenhum comentário: